domingo, 17 de março de 2013

Corram paras as montanhas! Joguem pedras! Os meninos e eu almoçamos Mc Donald´s!




Como o trabalho levou hoje cedo o meu marido pelo braço lá para o Cariri, no Ceará, resolvi tentar preencher o vazio com um filme no cinema. Com três crianças, aprendi que a melhor sessão é a primeira. E, o melhor ainda, é chegar quase na hora em que o cinema abre. Então, saímos de casa pouco depois do meio-dia para uma sessão às 13h20. Ingressos comprados. Falta apenas meia hora para começar The Croods. Se for pedir almoço, não dá tempo! –“Mamãe, vamos na Mac!”, nem lembro mais quem disse isso! – “Tá bem!”, respondi.

Estávamos nos abastecendo com suco de laranja, coca-cola, hambúrgueres, batatas e nuggets. Nada que preste. Admito. Mas, era apenas uma vez. De repente, percebi um casal olhando e comentando algo. Aí, passou um conhecido. –“Comendo Mac, né?” Aí, eu, obesa, entendi que estava sendo patrulhada. Inocentemente, chegou uma amiga e do nada disparou: “Eu só deixo os meninos comerem na Mac um vez por mês. E já faz um tempo que parei de tomar refrigerante. Você sabe que os meninos imitam o nosso exemplo, né?”. O que me restou? Concordar. Ela está certa e eu errada. Mas, será que cometi um pecado tão grande assim? E se essa fosse a minha vez mensal?

Ainda sob o impacto, entramos na sala do cinema. O filme é divertido. Fala sobre uma família do tempo das cavernas, abordando o estresse para conseguir comida, sobreviver e encarar as mudanças. O corre-corre me lembrou alguns trabalhos, onde me sentia dentro de um outro filme: “O Diabo Veste Prada” com uma Miranda atormentando o juízo e me fazendo virar  imediatista, centralizadora e perfeccionista. Me identifiquei com aquela agonia para sobrevivência e adaptação. E resolvi que tenho que aprender a baixar a adrenalina. Voltar a meditar, ioga, pilates.....

Aí, voltamos para casa.  Hora de fazer os deveres e estudar para provas de inglês, história e ciências. Reaprendi espécie, classe, gênero, filo e reino; simple present, possessive pronouns e ajudei a recortar ovos de páscoa de papel para a mais nova.

E , eis que vai chegando a hora do jantar! E, a culpa latejando: você não é boa mãe! Você deu sanduíche no almoço! Providenciei uma sopa de legumes com macarrão, tapiocas e pão de cenoura. Comeram tudo. Sem grande animação. Revisaram o assunto do colégio e escovaram os dentes.

 Lindo mesmo foi o desenho que a minha pequena fez do pai para matar as saudades. Com quatro anos, fez ele de braços abertos em papel. Pediu para recortar. Explicou que era para poder abraçar o pai. E abraçou. 




Ps: Ah! E eu dei pipoca para os meninos no cinema! Mas, foi um pacote só dividido por quatro! Vou para o céu?

2 comentários: